O bem-estar no local de trabalho é considerado por muitos autores como resultado da interação entre as características individuais e as do ambiente de trabalho e organizacional (Biggio & Cortese, 2015).
Por: Kennedy Gomes de Alecrim / Eupontocom
A pesquisa realizada pelos autores teve como objetivo compreender a importância atribuída pelos funcionários ao conceito de bem-estar no local de trabalho, seus fatores influenciadores e, entre eles, o papel das características psicológicas individuais. A abordagem qualitativa baseada em grupos focais e entrevistas individuais foi utilizada para coletar dados de 72 funcionários.
A análise dos dados foi realizada por meio de uma técnica de papel e lápis, e as declarações coletadas foram divididas em três áreas principais: significado do bem-estar no local de trabalho, fatores que afetam o bem-estar no local de trabalho e características individuais que afetam o bem-estar no local de trabalho (Biggio & Cortese, 2015).
Os autores destacam que o bem-estar no local de trabalho não depende exclusivamente das condições externas do ambiente de trabalho e organizacional, mas também das características individuais dos funcionários (Burke, 1993; Guest, 2002; Lawson, Noblet, & Rodwell, 2009). A teoria do ajuste pessoa-ambiente (French, Caplan, & Van Harrison, 1982) é uma das abordagens que relaciona o bem-estar ao ambiente de trabalho, enquanto outra linha de pesquisa se concentra na relação entre desempenho e qualidade de vida das pessoas com a presença de estados emocionais positivos e relacionamentos satisfatórios no ambiente de trabalho (Isen, 1987; Warr, 1999). Além disso, a disposição dos funcionários em definir objetivos pessoais adequados também é considerada importante para incentivar o bem-estar pessoal (Brunstein, Schultheiss, & Gra¨ssmann, 1998).
Em resumo, a pesquisa de Biggio e Cortese (2015) destaca a importância da interação entre as características individuais dos funcionários e o contexto organizacional para promover o bem-estar no local de trabalho. A compreensão dos fatores que afetam o bem-estar
Fonte:
Biggio, G., & Cortese, C. G. (2015). Well-being at work through the interaction between individual characteristics and organizational context. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 191, 232-237. doi: 10.1016/j.sbspro.2015.04.567