Por: Redação/ EUpontocom
A capoeira é uma representação cultural afro-brasileira que mistura vários elementos, como luta e dança. Hoje o Eupontocom entrevista com Rodrigo Celso da Mata Santos (o Mestre Vila) um profissional de Educação Física que trabalha com jovens em projetos de capoeira, com foco no esporte aliado à cultura ancestral.
Eupontocom: Olá, Rodrigo! É um prazer conversar com você. Para começar, pode nos contar um pouco sobre sua formação acadêmica e experiência profissional?
Rodrigo: Claro! Me formei em Educação Física pela Universidade Paulista – UNIP, em Brasília-DF, em 2011. Desde então, venho trabalhando com projetos de capoeira em diversas escolas e academias da cidade. Atualmente, sou professor do Núcleo de Capoeiragem Movimento Cultural, na Chácara Quilombo dos Palmares, em Brasília, desde 2004, e coordenador do Projeto Consciência em Movimento, no Paranoá-DF, desde 2003.
Eupontocom: Você tem uma vasta experiência em projetos de capoeira no Brasil e até mesmo em outros países. Pode nos contar um pouco sobre suas atividades internacionais?
Rodrigo: Sim, tive a oportunidade de viajar para vários países e compartilhar meu conhecimento em workshops de capoeira. Em 2003, ministrei workshops “Capoeira e Culturas Brasileiras” em Madrid, Málaga, Sevilha e Barcelona. Em 2006, estive na Polônia, Suécia e Inglaterra, e em 2008, fui convidado pelo Ministério das Relações Exteriores para dar palestras e oficinas em Luanda e Angola. Já em 2010, ministrei workshops em Varsóvia, na Polônia, e em 2011, em Bristol, Londres e País de Gales, no Reino Unido. E recentemente, em 2022 e 2017, ministrei workshops de Capoeira na Universidade de Bristol.
Eupontocom: Impressionante! E como surgiu a oportunidade de trabalhar com jovens no Projeto Manobra de Vida?
Rodrigo: Eu já conhecia a equipe responsável pelo projeto e fui convidado para ser coordenador das atividades de capoeira com os jovens de 10 a 17 anos. Achei o projeto muito interessante e decidi aceitar o desafio.
Eupontocom: E qual é a importância desse projeto para a comunidade?
Rodrigo: O Projeto Manobra de Vida tem como objetivo principal oferecer atividades esportivas e culturais para os jovens, contribuindo para a sua formação física, social e emocional. Além disso, a capoeira é uma importante ferramenta para desenvolver valores como respeito, disciplina, trabalho em equipe e autoestima. Acredito que, por meio dessas atividades, os jovens possam se desenvolver de forma mais saudável e se tornarem cidadãos mais conscientes e responsáveis.
Eupontocom: E qual é o seu papel nas atividades de capoeira no projeto?
Rodrigo: Juntamente com o contramestre Israel (Catito), planejo e executo as atividades de capoeira, desde aulas teóricas até a prática de movimentos e ritmos. Além disso, trabalho em conjunto com a equipe multidisciplinar do projeto para desenvolver atividades que possam contribuir para a formação integral dos jovens.
O Rodrigo (Mestre Vila) está na equipe do Projeto Manobra de Vida. Não perca a oportunidade de ajudar seu filho a desenvolver habilidades para lidar com os desafios da vida. Mais informações pelo e-mail projetomanobradevida@gmail.com ou pelo telefone (61) 9869-5603 .
Inscreva-o no Projeto Manobra de Vida e construa um futuro melhor para ele! Inscreva seu filho pelo link https://forms.gle/dHV3fkecnH6fcMWJ7
Veja as promoções que separamos para você?
Promoção especial somente para hoje
Veja também:
- Domínio dos Talheres: Como Posicionar e Usar Correta e Elegantemente à Mesa
- 7 Leis Herméticas: Podem Mudar Sua Visão de Mundo
- Como o Trabalho Pode Adoecer
- Como os Empregados Interpretam Crises nas Empresas: Um Olhar a Partir de Estudos Científicos
- O Tédio no Trabalho e Sua Resignificação no Ambiente Corporativo
- Como Empresas e OSCs Podem Implementar ESG