Po: decorfacil  / Maurício Arruda – Tok Stok e JESSICA SOARES/montacasa.com.br

O tapete é um acessório indispensável para quem pretende incrementar a decoração de casa. Além de deixar o ambiente mais confortável, ele leva alegria e personalidade sem precisar de muitos recursos. Por isso, dedicamos esse post com dicas de como escolher o tapete ideal para a sala, em harmonia com a decoração do ambiente.

Vale lembrar que a escolha do tapete é um dos últimos itens em um projeto de sala, já que os móveis são as peças essenciais para a compra do tapete. Caso você já possua um tapete em especial, procure começar a partir dele através de cartela de cores. Os tapetes vão bem em qualquer piso podendo ser frio ou de madeira. E hoje com as salas integradas podemos utilizar mais de um tapete no mesmo espaço, lembrando de procurar escolher a mesma tonalidade de cores ou algo que remete a combinação entre eles.

Existem 4 pontos que merecem atenção no momento de escolher o tapete ideal para a sala, confira todos eles abaixo:

Tamanho da sala de estar

Primeiramente é indispensável verificar o tamanho do cômodo para a partir disso observar como a peça se encaixa no local. O tapete geralmente fica na parte central da sala, por isso procure sempre um tamanho maior para que ele fique preso embaixo do sofá, evitando acidentes. Esta também é uma forma de integrar com os outros itens: mesa central, mesa lateral, abajur com pé, poltronas, vasos e outros itens.

Depois de analisar o formato da sua sala e a proposta que pretende seguir, você pode escolher o formato dele: pode ser retangular, redondo ou quadrado. Qualquer um dos três possui um resultado final incrível. Os tapetes redondos são ideais para destacar um objeto, podendo ser até a mesa central ou uma luminária de chão.

Estilo da decoração

Definido o estilo de sua sala, é possível escolher infinitos modelos e estampas. Para quem possui um estilo moderno e jovial, o ideal é ousar com a escolha de tapetes geométricos com cores ou tonalidades inversas (preto e branco, vermelho e azul, amarelo e rosa…). Já no estilo clássico, o ideal é escolher um tapete de lã de algodão e se for uma sala formal, os tapetes persas não saem da moda. Se não quiser errar, invista em um tapete felpudo, ele pode se adaptar bem em qualquer sala, deixando o visual bonito.

Cores

As cores podem depender do tamanho da sala. Como falamos em outros posts, os tons escuros sempre diminuem o ambiente, invista neles caso tenha uma sala ampla e moderna. Os coloridos ficam bem para quem possui um sofá neutro no qual o tapete não destoe muito na composição, lembrando que sempre um toque de cor leva vida ao ambiente. As cores neutras como: bege, branco e cinza fazem o trio perfeito para qualquer tipo de sala de estar.

Material

Os tapetes podem ser feitos de lã, acrílico, poliéster, couro ou fibra sintética. Os tapetes de lã são mais duráveis e macios, costumam ser de alta qualidade e consequentemente mais caros. Possuem ainda uma grande variedade de cores pois a lã aceita bem a tintura, largamente utilizada na tapeçaria. Se quiser uma opção mais barata, o acrílico imita muito bem a textura, porem sua durabilidade é inferior. Já os tapetes de poliéster são os famosos felpudos e brilhantes, muito utilizados em salas de TV. Para quem possui algum tipo de alergia, o recomendado é optar pelo couro ou fibras sintéticas, que são mais em conta que a primeira opção.

A última dica para deixar o tapete funcional no dia a dia é colocar uma fita adesiva antiderrapante embaixo dele. Isso faz com que ele se fixe no chão, além de mantê-lo na posição correta evitando o seu reposicionamento no dia a dia.

Maurício Arruda – Como escolher… tapetes

Por dentro dos tipos de tapetes orientais

Os tapetes orientais remontam a origem do próprio tapete. Isto porque os primeiros registros de que o homem colocava pedaços de materiais naturais confeccionados no chão são de países desta região geográfica, mais precisamente de tribos nômades da Sibéria que queriam se proteger do frio. Sim, lá por volta do ano de 2500 a.C civilizações distintas já usavam tapetes e encontraram, inclusive, formas diferenciadas de fazê-los. O que vem daí certa diferenciação das peças dependendo em qual local foi feito. Estamparia, cores e tamanhos, enfim, tudo tem uma razão de ser.

tapetes-orientais-para-casa

Provavelmente você já entrou em muitas lojas de decoração por aí e se deparou com tapetes orientais. Mas é importante dizer que, mais do que ter um simples nome, um legítimo tapete oriental é produzido nos países de culturas orientais. Assim, os tapetes do Oriente mais comuns são os persas, as peças turcas, os tapetes indianos e chineses. E destrinchamos um pouco sobre cada um deles abaixo:

Tapetes persas

Os tapetes persas são tradicionalmente produzidos no Irã (antiga Pérsia). Eles possuem padrões geométricos popularmente conhecidos, tanto que muitos confundem e acabam chamando qualquer tapete de pelo curto e rebuscado de persa. De fato, é o tapete oriental mais conhecido e comercializado no Ocidente, mas várias empresas do ramo se aproveitam do desconhecimento do consumidor para vender tapetes que, na verdade, não são importados. Pois a versão legítima é cara e bem trabalhada – muitas vezes artesanalmente.

tapetes-persas

O mais legal do tapete persa é que ele é subdividido em diferentes padronagens e cores, que variam do local e do significado atribuído à peça. Existe, por exemplo, o Kirman, o Nain e o Tabriz. Todos eles cheios de padrões geométricos, cores vivas, florais e medalhões.

tapetes-orientais-persas
VALE ESPIAR | Tapetes persas elaborados à mão pelo artista americano @jasonseife. Ele ressignifica os padrões dos tapetes persas, pintando tudo manualmente. Um trabalho completo demora cerca de três meses para ficar pronto.

Tapetes turcos

Assim como os tapetes persas, os tapetes turcos, claro, têm seu charme e peculiaridades. De cores vibrantes e com figuras geométricas bem definidas, estas peças chamam atenção pelo visual e pelo contraste. Mais do que um tapete, a peça turca é tratada como uma obra de arte, pois é produzida manualmente com a utilização de teares e, inclusive, muita gente tira do chão e coloca na parede. Isso mesmo. Destaque total! Vale destacar que quanto mais nós têm o tapete, mais detalhado e caro ele é.

tapetes-orientais-turcos
tapetes-orientais-diferentes

Tapetes indianos

Digamos que os tapetes indianos possuem um pouquinho de rusticidade e até um pouco ‘desbotadinhos’ algumas vezes em sua essência, mas não é por conta disso que eles deixam de ser bonitos. Com estampas chamativas, porém não tão rebuscados quanto os modelos anteriores, estas peças são bastante resistentes e produzidas num misto de viscose e lã.

tapetes-orientais
tapetes-orientais-indianos

Tapetes chineses

Entre os tapetes orientais, as opções chinesas são as mais fáceis de reconhecer. Isto porque tanto visualmente quanto pelo toque, é possível observar a maciez das peças. No entanto, com o passar do tempo, a grande demanda de mercado fez com que o povo se adaptasse às tendências e oferecem um tipo de opção que o mercado quer: suavidade e movimento.

tapetes-orientais-da-china
tapetes-orientais-chineses

Como usar tapetes orientais na decoração?

Os tapetes orientais, cada um a sua maneira, possuem o que você precisa para decorar com bom gosto e ainda valorizar culturas milenares que têm muito a ensinar. Na decoração, todos eles ficam ótimos, e ousamos dizer que independente do estilo decorativo eles podem se integrar muito bem –  inclusive, até juntos, um por cima do outro de uma forma bem despojada. Os tapetes persas ficam lindos na sala de estar ou jantar, enquanto que as passadeiras turcas podem cair muito bem num hall de entrada. No quarto, vale apostar na maciez dos tapetes chineses e na varanda, espaço zen e de lazer, os tapetes indianos são unânimes.

tapetes-orientais-em-casa

De qualquer forma, fica a dica: apostar nos tapetes orientais pode ser uma ótima saída para decorar de uma forma única. O que você está esperando para ter o seu? Está certo, claro, que eles são consideravelmente mais caros que os modelos tradicionais feitos e comercializados dentro do país, mas para quem gosta de arte e valoriza o trabalho manual, os tapetes orientais nunca saem de moda.

E vale lembrar: na hora de comprar, verifique a autenticidade e credibilidade da loja escolhida, pois você pode acabar gastando muito, por um produto de baixa qualidade que sequer é oriental, mas foi vendido como se fosse! No mais, deixe o seu comentário para gente sobre o assunto? Teria ou já tem um tapete oriental em casa?

Com informações de IG, By Kamy Luxury Defined, Decoração de Apartamentos, Finestrino.
Imagens: Pinterest, Insideinspace, Mampics, Silk Roadwanderings, American Heirloom, Greatby8

Veja as promoções que separamos para você?

Promoção especial somente para hoje

Veja também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui